Terça-feira, 2 de Junho de 2009

ATENÇÃO PAIS E EDUCADORES

PAIS E EDUCADORES

Nesta página disponibilizamos um conjunto de informação
e recomendações sobre segurança infantil, bem como diversos materiais pedagógicos, que possibilitam explorar esta temática
com as crianças.
A sua colaboração é fundamental. Ajude-nos a cumprir a nossa missão com a eficácia que merece.
Envie-nos as suas sugestões


Recomendações
Existem algumas regras e comportamentos que podem salvaguardar o bem estar das crianças e contribuir para a melhoria das condições de segurança quer em casa, quer nos espaços públicos.
Neste sentido, é essencial que fomente e mantenha um espaço de diálogo e de confiança com as crianças a seu cargo, permitindo-lhe detectar precocemente eventuais problemas e evitar os acidentes.


 Mudança de casa - alguns conselhos

Mudar de casa representa uma grande alteração na vida de uma família. Pode significar um momento de alegria, mas também originar alguma ansiedade. Neste período é fundamental a comunicação com as crianças, sobre os  aspectos relacionados com a nova casa e vizinhança.

De forma a facilitar a inserção numa nova comunidade, sugerimos que siga as seguintes regras:

Confirme se a criança sabe o seu nome completo, morada e telefone. Ensine-lhe a localização da nova escola.

Se a criança tiver que apanhar um autocarro para ir para a escola, faça esse percurso com ela e ensine-a a memorizar o número da carreira. Lembre-a que deve ficar sempre junto das outras crianças.

Procure conhecer os seus vizinhos e apresente-os às crianças. Pode ser uma forma dos seus filhos fazerem amizades, proporcionando uma mais rápida integração na comunidade.

Elabore uma lista com os telefones de emergência e afixe-a junto ao telefone. Se tiver mudado de número, certifique-se que as crianças já o memorizaram.

Assegure-se que há outros adultos de confiança, a quem  a criança possa recorrer em situação de emergência.

Percorra o bairro com as crianças e ensine-lhes o nome das ruas principais com pontos de referência, que lhes facilitem a memorização. Identifique os percursos principais e os locais onde podem obter ajuda, caso necessitem.

Converse com os seus filhos sobre as regras de segurança a seguir quando estão sozinhos em casa. Não esqueça a recomendação de manter as portas e janelas fechadas.

Avise as crianças para nunca darem informações pessoais por telefone. Se possível instale um sistema de atendimento de mensagens.

Crie um espaço de confiança com os seus filhos, de modo a que eles percebam que está sempre disponível para os ajudar ou para esclarecer qualquer dúvida que possam ter.

publicado por ARI às 17:38
link do post |

.links

.posts recentes

. ...

. ATENÇÃO PAIS E EDUCADORES

. AGASALHOS PRECISA-SE URGE...

. NATAL FESTA da ALEGRIA e ...

. ATENÇÃO A SEGURANÇA DAS C...

. LAVAR AS MÃOS É UM ACTO D...

. ATENÇÃO AOS "JOGOS" NO ES...

. SOLIDARIEDADE "RESPONSAB...

. QUANDO CALOR APERTA TODOS...

. UM FINAL FELIZ

.arquivos

. Abril 2010

. Junho 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007




.subscrever feeds